O QUE A CIÊNCIA FALA SOBRE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA?





1. A maioria dos seres humanos experimenta o pico de desempenho físico no final da adolescência e declínio lento a partir dos 20 anos.

2. Há evidências de que em nações desenvolvidas, como os EUA (país em que há mais disponível dados de pesquisa), um estilo de vida sedentário (baixo nível de atividade física) contribui significativamente para o desenvolvimento dos principais fatores de risco para doenças relacionadas à idade (obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e etc.).

3. O treinamento cardiovascular (ex. caminhada) e de força (ex. musculação) proporcionam benefícios positivos e podem ser realizados em quase todas as idades e condições físicas, mediante liberação médica apropriada e supervisão por Profissional de Educação Física.


4. Programas de atividade física para promover o envelhecimento bem-sucedido visam prolongar a vida, diminuindo a predisposição para doenças, melhorando o funcionamento físico e mental e a qualidade de vida em geral.

5. É importante aproveitar nosso "tempo e dar vida à nossa vida para os anos vividos", otimizando ao máximo a autonomia e independência física e mental. Além disso, quando a incapacidade física relacionada à idade é minimizada e trabalhada, a sociedade como um todo ganha bem como os sistemas públicos e privados de saúde.



É preciso mudar este cenário... Um em cada dois brasileiros não se exercita o suficiente, diz OMS... menciona relevante matéria da BBC Brasil (link abaixo)

Postagens mais visitadas deste blog