Postagens

Mostrando postagens de março 15, 2020
Imagem
TERAPIAS ALTERNATIVAS PARA O ENVELHECIMENTO MAIS SAUDÁVEL Tai Chi e Yoga são terapias complementares para doenças reumatológicas e musculoesqueléticas. Essas terapias reduzem a dor na osteoartrite de joelho. Tai Chi e o Yoga são seguros e promovem benefícios, levando à redução da dor e melhora da função física e da qualidade de vida. Podem ser uma boa opção para a pessoa idosa quando bem orientadas e prescritas. 
Projeto VIVER +++ ...em busca do Envelhecimento Saudável... MOBILIDADE URBANA: PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA As cidades abrigam mais da metade da população global. O ambiente urbano atual, difere muito daquele de nossos ancestrais. Esta mudança lenta, porém drástica do ambiente urbano ao longo do tempo; em consequência do desenvolvimento e industrialização; impactou negativamente a saúde e qualidade de vida. Neste contexto, o ambiente urbano atual, favorece um comportamento extremamente letal para o ser humano; já que existe um grave problema de mobilidade urbana - potencializado pelo excesso de carros nas ruas. Dirigir, especialmente no trânsito congestionado, causa estresse e a poluição do ar piora doenças respiratórias, como a asma. Além disso, os carros promovem INATIVIDADE FÍSICA , o que aumenta o risco de problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas. A INATIVIDADE FÍSICA é uma pandemia global e problema de saúde pública responsável por mais de 5 milhões de morte...
Imagem
O QUE É A APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE? Conjunto de atributos que as pessoas possuem e/ou adquirem que está associado à capacidade de realizar atividades do cotidiano com vigor e energia e demonstrar traços associados a um baixo risco de desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas (Robergs, Roberts, 2002).  APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PARA A PESSOA IDOSA
Imagem
É POSSÍVEL APRIMORAR A FLEXIBILIDADE DA PESSOA IDOSA? 1. A elasticidade dos tendões, ligamentos e cápsulas articulares ↓ com o passar dos anos. 2. Isso se dá, em parte, devido a  ↓ da prática regular de alongamentos  que ocorre com o avanço da idade. 3. Pode ser melhorada com exercícios de alongamento em qualquer idade. 4. Método mais indicado →  alongamento estático. 5. Yoga  e  taichi  são boas alternativas para a pessoa idosa. Obs.: É SÓ NÃO EXAGERAR NA DOSE... A NÃO SER QUE SEJA UMA PESSOA PREPARADA. NESTE CASO, É TER CAUTELA E BOA ORIENTAÇÃO. MAS SEMPRE COM CUIDADO, POIS NINGUÉM É DE FERRO... NUNCA DEIXE DE CONSULTAR PROFISSIONAIS DA SAÚDE ESPECIALIZADOS. Outra opção para melhorar a flexibilidade em pessoas idosas é o treinamento de força. Quando bem orientado e prescrito aprimora a amplitude de movimento de diferentes articulações.
Imagem
COMO MELHORAR A SÁUDE DE SEU CÉREBRO? ...durante o processo de envelhecimento O cérebro é submetido a múltiplos fatores que resultam em danos aos neurônios e que podem afetar a capacidade cognitiva.  No entanto, tem notável capacidade de reparar esse dano e de se adaptar ou compensar a perda de neurônios e a ruptura da arquitetura neural. O envelhecimento cerebral e a demência são determinados pelo balanço entre lesão e reparo neuronal. Esse balanço pode ser afetado não apenas por fatores genéticos e relacionados à idade, mas também por fatores ambientais. Este último inclui a educação continuada, a nutrição adequada, o exercício físico regular, a socialização e a redução do estresse emocional. Como indivíduos, temos o potencial de modificar esses fatores através de escolhas adequadas de estilo de vida.
Imagem
É FÁCIL OBSERVAR QUE MUITAS PESSOAS IDOSAS, COM MAIS AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA, FAZEM O USO DA BICICLETA PARA LOCOMOÇÃO... ISTO FAZ COM SEJAM UMA POPULAÇÃO DE RISCO PARA ADICENTES COM QUEDAS. SEGUEM ALGUMAS DICAS, NESTE FLYER ELABORADO POR MIM, COMO FORMA DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE...
Imagem
CÂNCER E ATIVIDADE FÍSICA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PODE AUXILIAR PESSOAS COM CÂNCER .  DESDE QUE BEM ORIENTADA E POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM CONHECIMENTO NA ÁREA .  LEMBRANDO QUE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO PODE AUMENTAR A PREDISPOSIÇÃO PARA DIFERENTES TIPOS DE CÂNCER .
Imagem
O EXERCÍCIO FÍSICO PODE COMBATER O CURSO GENÉTICO DO ENVELHECIMENTO? 1. Níveis mais altos de atividade física estão relacionados com comprimentos de telômeros ( extremidades dos cromossomos e têm a função crucial de proteger o DNA ) mais longos em várias populações. 2. Atletas tendem a ter comprimentos de telômeros mais longos do que não atletas. Essa relação é particularmente evidente em atletas mais velhos, sugerindo um papel da atividade física no combate aos declínios induzidos pela idade no comprimento dos telômeros.