MOBILIDADE URBANA: PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA
As cidades abrigam mais da metade da população global. O ambiente urbano atual, difere muito daquele de nossos ancestrais. Esta mudança lenta, porém drástica do ambiente urbano ao longo do tempo; em consequência do desenvolvimento e industrialização; impactou negativamente a saúde e qualidade de vida. Neste contexto, o ambiente urbano atual, favorece um comportamento extremamente letal para o ser humano; já que existe um grave problema de mobilidade urbana - potencializado pelo excesso de carros nas ruas. Dirigir, especialmente no trânsito congestionado, causa estresse e a poluição do ar piora doenças respiratórias, como a asma. Além disso, os carros promovem INATIVIDADE FÍSICA, o que aumenta o risco de problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas. A INATIVIDADE FÍSICA é uma pandemia global e problema de saúde pública responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano. Além disso, tem importante papel no aumento da prevalência das doenças não transmissíveis/comunicáveis (por exemplo, doença cardíaca coronária, obesidade, diabetes tipo 2 e câncer de mama e cólon). A INATIVIDADE FÍSICA também diminui a EXPECTATIVA DE VIDA/LONGEVIDADE da população. O planejamento urbano tem o potencial de contribuir substancialmente para os aumentos dos níveis de atividade física. Para termos cidades saudáveis e seguras é preciso união e esforços conjuntos dos setores de planejamento urbano e transporte/mobilidade urbana e aumento de áreas verdes e parques para em médio e longo prazo reduzir a pandemia global de INATIVIDADE FÍSICA .

Sallis JF et al. Physical activity in relation to urban environments in 14 cities worldwide: a cross-sectional study. Lancet. 2016 May 28;387(10034):2207-17.
Lee et al. Lancet Physical Activity Series Working Group. Effect of physical inactivity on major non-communicable diseases worldwide: an analysis of burden of disease and life expectancy. Lancet. 2012 Jul 21;380(9838):219-29.
Flies et al. Urban-associated diseases: Candidate diseases, environmental risk factors, and a path forward. Environ Int. 2019 Dec;133(Pt A):105187.
DeWeerdt S. Mobility: The urban downshift. Nature. 2016 Mar 17;531(7594):S52-3.


Postagens mais visitadas deste blog